top of page

Como escolher o pediatra

Os primeiros anos de vida são cruciais para o crescimento e desenvolvimento da criança, por isso é tão importante a escolha do pediatra. Confira algumas dicas e acerte no profissional:


Quando começar a procurar

Converse com parentes e amigos que já são pais. Caso tenha um médico da família, mesmo que seja de outra área peça uma sugestão. Quando tiver os nomes em mãos, use a internet, principalmente o site do Conselho Regional de Medicina para buscar maiores informações. O aconselhado é que a escolha final aconteça até o segundo trimestre da gravidez. Pode parecer exagero, mas pense que desta forma o médico poderá acompanhar seu bebê desde os primeiros instantes de vida e você não vai precisar se preocupar com mais isso quando voltar da maternidade.


Observe tudo

Faça uma visita e verifique as condições da clínica; converse com outros pacientes que estão na sala de espera; pergunte o que eles acham do médico; se ele atrasa; leve em consideração a simpatia dos funcionários; e observe a higiene do local e do médico. A empatia com o especialista que irá acompanhar o desenvolvimento do seu filho por anos é fundamental, assim como o conhecimento que ele tem sobre o assunto.


Consultório perto de casa

É importante levar em consideração a distância entre o consultório e a sua casa. Essa opção trará segurança quando o bebê tiver febre, por exemplo, e você precisar levá-lo ao consultório com urgência. Pense também no futuro, em como vai ser quando seu filho estiver na creche e tiver que levá-lo ao pediatra.

Disponibilidade

Antes de tomar a decisão final: leve em consideração a disponibilidade do médico; os locais em que atende; se ele passa o e-mail e telefones de contato - inclusive o celular; e a linha de especialização que segue (Alopatia ou Homeopatia).


Primeira Consulta

Na primeira análise, o pediatra deverá fazer diversas perguntas aos pais - a chamada anamnese -, focando principalmente na alimentação, imunização e desenvolvimento. Na oportunidade você deve aproveitar para tirar todas as suas dúvidas. Depois de conversar, o médico realizará um exame físico, no qual medirá o peso, a estatura e o perímetro da cabeça do bebê, além de analisar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.


Tempo das consultas

A família não pode sair com dúvida ou se sentir pressionada com a pressa do profissional, mas, normalmente, para examinar atentamente o especialista reserva, em média, uma hora por criança. No caso de retorno ou emergência são 30 minutos.


Valor da consulta

O valor varia muito, porém em média, fica em torno de R$ 200,00 e alguns convênios reembolsam parte da consulta. É importante ficar atento com os retornos, na maioria das vezes eles são válidos por 30 dias e depois disso uma nova consulta precisa ser paga.


Periodicidade de visitas

O bebê deve ir ao pediatra pela primeira vez no máximo 15 dias depois do parto. A segunda consulta pode ser agendada para o final do primeiro mês e, até o sexto, ela será mensal. Depois disso, o acompanhamento passa a ser trimestral até a criança completar dois anos. De 2 a 4 anos, os encontros são semestrais e, por fim, anuais.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page